Surpresa: Djokovic fora dos nomeados para melhor desportista de 2020; Nadal dentro

Por José Morgado - Fevereiro 24, 2021
djokovic-lesao
Foto: EPA

A Academia dos Laureus, uma espécie de óscares do desporto que premeiam anualmente os melhores do ano, divulgou esta quarta-feira a lista de nomeados para todas as categorias da edição deste ano e, como é habitual, o ténis volta a marcar forte presença, com uma série de nomeados.

No entanto, destaca-se a estranha ausência de Novak Djokovic, antigo vencedor do galardão. O sérvio de 33 anos terminou 2020 como número um do Mundo e melhor tenista da temporada, mas não foi nomeado para o prémio de melhor desportista do ano, que conta no lote de candidatos com… Rafael Nadal, que fechou o ano atrás de Djokovic no ranking.

Foram ainda nomeados Naomi Osaka (melhor desportista feminina), Iga Swiatek e Dominic Thiem (ambos para revelação de 2020). No caso do austríaco também surpreende, tendo em conta que está no topo do ténis há muito tempo e já tem 27 anos.

LISTA COMPLETA NOMEADOS

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt