Super Berrettini vence enorme batalha com Monfils e vai defrontar Nadal nas ‘meias’ do Australian Open

Por Nuno Chaves - Janeiro 25, 2022
berrettini-vence
Foto: EPA

Matteo Berrettini, número sete mundial, qualificou-se pela primeira vez na carreira para as meias-finais do Australian Open após um duelo eletrizante frente a Gael Monfils.

Num encontro que durou quase 3h50 minutos, o italiano impôs-se com os parciais de 6-4, 6-4, 3-6, 3-6 e 6-2. Berrettini, tal como tinha acontecido frente a Carlos Alcaraz, permitiu que o adversário recuperasse de dois sets a zero para levar tudo para a negra e quando tudo indicava que era Monfils a estar com o ascendente para o derradeiro set, o italiano voltou a mostrar-se muito focado mentalmente e não deu qualquer hipótese ao francês, que pareceu mais desgastado, o que não deixa de ser irónico, já que não tinha cedido qualquer set até esta fase da competição.

Com esta vitória, Berrettini fez história para o ténis italiano. Tornou-se no primeiro a atingir as meias-finais no Australian Open, alcançou a sua terceira em torneios do Grand Slam (só lhe falta conseguir em Roland Garros) e já é o segundo transalpino com mais presenças numa meia-final de um Major: está empatado com Adriano Panatta e encontra-se atrás apenas de Nicola Pietrangeli, que tem cinco.

Realçar ainda a enorme capacidade de luta de Berrettini, que se começa a revelar um autêntico especialista em quintos sets. É que nos sete encontros que já teve na carreira num quinto parcial… venceu seis.

Na luta pela grande final do Australian Open, Berrettini vai ter pela frente, nada mais, nada menos que… Rafa Nadal.

 

Nuno Chaves
Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.