Struff é apenas o terceiro da história com feito brutal e procura algo inédito

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 4, 2023

No ténis, tal como na vida, há segundas oportunidades. Que o diga Jan-Lennard Struff, que está a aproveitar da melhor maneira a que teve no Masters 1000 de Madrid. É que o alemão não pára de ganhar com o estatuto de lucky loser e já se encontra nas meias-finais do Mutua Madrid Open 2023, alcançando aos 33 anos um patamar que nunca tinha atingido na sua carreira.

Para que se entenda a magnitude daquilo que está a acontecer, Struff é apenas o terceiro homem na história a chegar às meias-finais de um torneio desta envergadura como lucky loser. Os outros foram Lucas Pouille Thomas Johansson, sendo que nenhum dos dois chegou à final. Pouille foi esmagado por Andy Murray em Roma’2016 e Johansson cedeu frente a Roger Federer em três sets.

A verdade é que Struff tem uma oportunidade de ouro para alcançar a final e fazer história absoluta. Do outro lado da rede estará Aslan Karatsev (121.º) que se trata, no entanto, do jogador que o derrotou na última ronda do qualifying em Madrid. A ironia do destino…

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt