Lucky winner! Struff tomba Tsitsipas e estreia-se nas ‘meias’ de um Masters 1000

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 4, 2023

Para quem tem lucky loser colado ao nome, Jan-Lennard Struff está farto de ganhar em Madrid! É que o alemão continua a sonhar acordado no Mutua Madrid Open e já está nas meias-finais do Masters 1000 espanhol, depois de levar a melhor frente a Stefanos Tsitsipas, que parecia ter a passadeira estendida para chegar à final na Caixa Mágica.

Mas a teoria não vale mesmo de nada e o 65.º do ranking ATP apagou todas as diferenças em court para alcançar uma das maiores vitórias da carreira, ao triunfar com os parciais 7-6(5), 5-7 e 6-3, ao cabo de 2h31. Esta exibição de Struff foi o cúmulo da paciência e da resistência, algo que explicamos por partes. No primeiro set, salvou três pontos de break — sem ter nenhum na mão –, e virou um 1-4 no tie-break para se colocar em vantagem.

No segundo parcial, Tsitsipas manteve a pressão e finalmente quebrou o poderoso serviço do alemão de 33 anos, resolvendo a questão com 7-5 no marcador. O grego parecia lançado para a vitória, mas o que parecia impensável aconteceu. Na sua única oportunidade em todo o encontro, Struff quebrou o serviço a Tsitsipas no quarto jogo e aguentou mais outro break point para fechar o triunfo. No total, salvou nove em dez e aproveitou um… em um.

Assim, Struff é apenas o terceiro lucky loser na história a alcançar as meias-finais de um Masters 1000, sendo que o seu próximo adversário é nada mais, nada menos do que… o homem que o bateu na última ronda do qualifying! Falamos de Aslan Karatsev, com quem vai jogar esta sexta-feira por uma vaga na final.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt