Stefanos Tsitsipas na final do Australian Open pela primeira vez

Por José Morgado - Janeiro 27, 2023

Stefanos Tsitsipas tornou-se esta sexta-feira no 10.º jogador em atividade a disputar múltiplas finais em torneios de Grand Slam, ao qualificar-se pela primeira vez para o encontro de discussão do título do Australian Open, o seu torneio Major favorito. O grego junta esta final à de Roland Garros 2021, em que só perdeu para Novak Djokovic e depois de estar a vencer… por dois sets a zero.

Num encontro equilibrado, mas em que foi quase sempre controlando desde cedo sem ter de jogar propriamente o seu melhor ténis, o grego, número quatro do Mundo, levou a melhor sobre o russo Karen Khachanov, 20.º ATP e a disputar a sua segunda meia-final seguida em torneios de Grand Slam (no US Open tinha perdido nesta fase com Casper Ruud), por 7-6(2), 6-4, 6-7(6) e 6-3, em 3h22 de um duelo que acaba por ficar marcado pela ameaça de recuperação do russo de 26 anos, que salvou dois match points no tiebreak do terceiro set, depois de nesse parcial ter recuperado igualmente de 3-5 até ao jogo decisivo…

Na final, Tsitsipas pode reencontrar o seu carrasco de Roland Garros 2021, Novak Djokovic (9 vezes campeão), ou o estreante Tommy Paul, de 25 anos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com