Stefani e Matos conquistam primeiro Grand Slam no Australian Open

Por José Morgado - Janeiro 27, 2023

Está feita história: Luísa Stefani, de 25 anos, e Rafael Matos, de 27, conquistaram esta sexta-feira ao início da madrugada o primeiro título cem por cento brasileiro de uma dupla canarinha em torneios de Grand Slam, ao vencerem os pares mistos do Australian Open.

Numa final emocional, uma vez que se tratava do último encontro da lendária Sania Mirza em torneios de Grand Slam (vai retirar-se no próximo mês durante o WTA 1000 do Dubai), os brasileiros derrotaram os mais experientes indianos Mirza e Rohan Bopanna por 7-6(2) e 6-2, num duelo resolvido em 1h20, no qual os brasileiros acabaram por ser mais sólidos, resistindo a uma primeira partida em que os indianos, fortemente carregados por uma Mirza muito motivada, chegaram a liderar por 5-3 e a servir para vencer o parcial.

Luísa Stefani, medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021, e Rafael Matos, nunca tinham vencido um torneio de Grand Slam e tornam-se igualmente nos primeiros brasileiros a vencer em Melbourne desde que Bruno Soares conquistou os pares masculinos da edição de 2016 ao lado do britânico Jamie Murray.

Recorde-se que Stefani era uma das favoritas à conquista do título de pares femininos ao lado de Caty McNally, mas a sua parceira norte-americana lesionou-se antes do torneio. Já Matos e o espanhol David Vega Hernandez perderam na primeira ronda de pares masculinos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt