Original 9 foram homenageadas no Australian Open: «Valeu a pena!»

Por Bola Amarela - Janeiro 27, 2023

Sete das jogadoras do grupo ‘Original 9’ que tornaram o ténis feminino profissional uma realidade estão a ser homenageadas durante o Australian Open, numa altura em que a Associação Feminina de Ténis (WTA) se prepara para comemorar o seu 50.º aniversário em junho. As nove pioneiras assinaram contratos de um dólar em 1970 para formar o Circuito Virginia Slims que, três anos depois, deu origem ao WTA Tour.

“Queríamos tornar possível para qualquer menina neste mundo, se ela fosse boa o suficiente, ter um lugar para jogar”, contou Billie Jean King, uma das pioneiras do grupo, ao site do Australian Open. “É por isso que começámos a WTA três anos depois, queríamos ter uma voz, queríamos garantir a proteção das jogadoras.” King conquistou seu primeiro e único título de singulares do Australian Open há 55 anos, quando tinha 23.

A carismática Rosie Casals concordou. “Eu diria que tomámos a decisão certa quando agora vemos o que aconteceu. Estamos muito satisfeitas com isso”, disse Casals, enquanto Kristy Pigeon acrescentou que fazer parte do momento de mudança foi um feito incrível. “Sinto-me muito orgulhosa… esperávamos ter um efeito fantástico, mas não tenho certeza se percebemos que seria tão bom quanto foi”, disse a australiana Judy Dalton, uma das 9 originais. “Acho que conseguimos isto provavelmente por causa do companheirismo e camaradagem, ajudando-nos umas às outras, porque era isso que tínhamos que fazer. Era a única forma que podíamos fazer aquilo que fizemos – foi uma jornada difícil, mas foi maravilhosa. Foi muito valioso.”