Sorteio do US Open é hoje: os cinco principais pontos de interesse

Por José Morgado - Agosto 22, 2019
roger-federer

O sorteio do US Open realiza-se esta quinta-feira às 17 horas em Nova Iorque. A lista de cabeças-de-série já é conhecida e conta com algumas ausências de montra, que poderão dificultar a vida aos principais favoritos nas primeira rondas.

Como quase sempre, há muitos pontos de interesse em torno de um sorteio para um Grand Slam, mas procurámos elencar as cinco mais importantes:

— DE QUE LADO FICA FEDERER? Roger Federer volta a ser o terceiro cabeça-de-série. O suíço de 38 anos, campeão por cinco vezes entre 2004 e 2008, já sabe que terá de ficar do lado de um dos seus dois maiores rivais nas meias-finais. Dominic Thiem, o quarto pré-designado, ficará do lado oposto…

— KYRGIOS É PERIGO PARA UM DOS MEMBROS DO TOP 8. Ao integrar o lote de cabeças-de-série entre o 25 e o 32, Nick Kyrgios, porventura o maior perigo para os tenistas de topo fora do top 10, já sabe que vai defrontar um dos oito primeiros do ranking numa eventual terceira ronda. Falta saber qual. Em 2018, ‘apanhou’ Federer nessa fase da prova. E perdeu de forma clara.

— ‘UNSEEDED and LOOMING’. Denis Shapovalov, Alex De Minaur, Andrey Rublev, Grigor Dimitrov e Frances Tiafoe são alguns dos nomes de tenistas que não integram o lote de cabeças-de-série e que podem apanhar qualquer um dos favoritos… nas primeiras rondas.

— JOÃO SOUSA. O vimaranense de 30 anos é o único português com entrada direta no quadro e, por isso, o único a aparecer no sorteio desta quinta-feira. Sousa defende a presença nos oitavos-de-final de 2018 e chegou ao top 16 do último Grand Slam, em Wimbledon. Evitar um dos ‘tubarões’ nas primeiras rondas seria importante…

— QUADRO FEMININO AO RUBRO. Naomi Osaka, número um do Mundo, vai tentar defender o seu título alcançado em 2018, mas o torneio volta a estar muito aberto, com uma dezena de jogadoras na luta. Serena Williams, vice-campeã de Wimbledon e número 8 mundial, é a favorita nas casas de apostas. Mas há ainda Barty, Halep, Pliskova, Kvitova, Stephens, Andreescu, Keys e muito mais!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com