Só três jogadores vão acabar 2018 no top 50 de singulares e pares: um deles é João Sousa

Por José Morgado - Novembro 19, 2018

João Sousa entrou de férias há duas semanas, depois do ATP Masters 1000 de Paris, mas vai tendo alguns motivos para festejar durante as férias, que no fim-de-semana passaram por Lisboa, onde veio receber o prémio de Homem do Ano na categoria Desporto dos GQ Men of the Year Awards da versão portuguesa da revista masculina.

Contas feitas ao final da época e numa altura em que o circuito ATP está oficialmente de férias, João Sousa é um dos únicos três tenistas do circuito mundial a fechar a época no top 50 tanto em singulares… como em pares, cumprindo aquele que era um dos seus objetivos para a época. O vimaranense vai fechar, curiosamente, no 45.º posto de ambas as classificações.

São apenas três os tenistas que fecham no top 50 de singulares e pares este ano:

— Nicolas Jarry — 43.º de singulares e 50.º de pares

— João Sousa — 45.º de singulares e pares

— Robin Haase — 50.º de singulares e 39.º de pares

João Sousa teve como melhor resultados da sua temporada de singulares o inédito título no Millennium Estoril Open e os oitavos-de-final no US Open. Em pares, brilhou com a final do ATP Masters 1000 de Roma, ao lado do seu grande amigo espanhol Pablo Carreño Busta. Fez ainda múltiplas meias-finais e ‘oitavos’ em Roland Garros e Wimbledon.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt