SÓ FALTAM DOIS. Dimitrov vai estrear-se nas ATP World Tour Finals
O cerco começa a apertar-se para todos os jogadores que não estão qualificados mas têm ainda hipóteses de competir na edição deste ano das ATP World Tour Finals. Nesta terça-feira, as derrotas prematuras de Sam Querrey e de Kevin Anderson deram oficialmente dois dos quatro lugares restantes na prova a Marin Cilic e a Grigor Dimitrov. O búlgaro vai fazer a sua estreia na competição, enquanto que o croata terá a terceira presença dos últimos quatro anos.
Os espanhóis Albert Ramos e Guillermo Garcia-Lopez foram, respetivamente, os responsáveis pela eliminação de Sam Querrey, atual número 11 na ATP Race, e de Kevin Anderson, 12.ª classificado. Com um resultado na prova austríaca, ambos os jogadores ficaram em posições bem confortáveis para rumarem a Londres, mas os planos saíram furados para felicidade de Cilic e de Dimitrov.
Marin Cilic confessou que “este era um dos meus objetivos desde o início da temporada” e que, portanto, tanto o finalista de Wimbledon como a sua equipa estão “muito contentes por temos conseguido alcançá-lo”. Esta temporada, o jogador de 29 anos tornou-se no terceiro do seu país a chegar à marca das 400 vitórias a nível profissional, para além de ter conquistado um ATP 250 em Istambul em maio e de ter ainda disputado a final de Queen’s Club.
Já Grigor Dimitrov, com um ténis bem mais amadurecido e pronto para fazer frente aos melhores do mundo, tornou-se no primeiro búlgaro a qualifica-se para as World Tour Finals. Em agosto, aquele que em tempos foi conhecido como “Baby Fed” venceu o seu primeiro Masters 1000 da carreira, em Cincinnnati, isto depois de vencer dois torneios ATP 250 na primeira metade do ano e de ter ainda disputado as ‘meias’ do Open da Austrália.
Neste momento, os rankings apontam para um favoritismo atribuído a David Goffin e Pablo Carreño-Busta, respetivamente oitavo e nono classificados na Race (Wawrinka é sétimo, mas não vai competir). E belga e o espanhol estão ainda em prova nos torneios de Basileia e de Viena, respetivamente.