Só Borg supera um incrível registo de vitórias de Alcaraz em Grand Slam

Por Tomás Almeida - Janeiro 23, 2026
Alcaraz

Na madrugada desta sexta-feira, o número um do Mundo e vencedor de seis títulos do Grand-Slam, Carlos Alcaraz, que está na Austrália à procura de se tornar no jogador mais jovem de sempre a completar o Career Slam, disputou o seu 100.º encontro da carreira nos quatro maiores torneios do Mundo… aos 22 anos de idade.

O prodígio de El Palmar alcançou a 87.ª vitória desde a estreia em quadros principais no Open da Austrália de 2021 e este registo fá-lo ficar num patamar de destaque entre os maiores nomes da história da modalidade. É que nenhum jogador no ativo, como Novak Djokovic (79 vitórias) ou Jannik Sinner (81), suplanta a marca de Alcaraz, ficando ambos ainda consideravelmente longe. Já se olharmos para o cômputo geral verificamos que só Bjorn Borg, com 88 vitórias, foi capaz de fazer melhor que o jovem espanhol nos primeiros 100 encontros em Grand-Slams desde o início da Era Open.

Por curiosidade, fica também a nota de que Roger Federer estabeleceu-se com 80 triunfos, enquanto que o seu grande amigo e rival geracional Rafael Nadal atingiu a marca dos 86. Mais um feito assinalável de Carlos Alcaraz!

A minha paixão pelo ténis começou aos 10 anos e desde então tem crescido dia após dia. Já deixou de ser um mero desporto para mim, enquanto consumidor de tudo um pouco, ... bem, talvez nunca tenha sido... Estou aqui para continuar a ser surpreendido e a aprender com algo único e incomparável como o ténis. Hoje em dia não me consigo imaginar a viver sem a bola amarela no canto do olho. Quero seguir neste mundo e fazer dele o meu futuro, crescendo com todas as aprendizagens adquiridas a partir de valiosas experiências. Continuem desse lado!