Sinner vira de forma épica e conquista primeiro título de Grand Slam no Australian Open
Jannik Sinner, de 22 anos, fez história este domingo ao conquistar o seu primeiro título de Grand Slam com a vitória épica no Australian Open. O transalpino, número quatro do Mundo, torna-se no terceiro homem do seu país a vencer um Major, primeiro desde 1976, quando Adriano Panatta venceu o seu título em Roland Garros. É o primeiro a fazê-lo fora do Grand Slam francês, onde Nicola Pietrangeli também triunfou por duas vezes…
Numa final de contornos épicos, que foi a primeira do italiano em torneios de Grand Slam, Sinner, há muito anunciado como parte do futuro do ténis mundial ao mais alto nível, derrotou o russo Daniil Medvedev, ex-líder mundial, vencedor do US Open em 2021 e a jogar a sua terceira final em quatro anos em Melbourne, por 3-6, 3-6, 6-4, 6-4 e 6-3, num encontro de quase quatro horas.
Depois de Medvedev ter atuado em profundo estado de graça durante dois sets — foi um atropelo até ao 6-3, 5-1 –, Sinner foi capaz de alterar o seu plano tático a partir de dessa altura e o encontro mudou completamente de feição, com o italiano a puxar o ascendente para o seu lado e o russo a quebrar bastante fisicamente. Medvedev, que bateu vários recordes de longevidade dentro de um torneio ao longo desta quinzena, torna-se no primeiro jogador da história a perder duas finais do Australian Open a partir de 2-0 em sets acima. Já tinha sido assim em 2022, diante de Rafael Nadal.