Sinner: «Preciso de uma pausa. Decidimos não jogar a Taça Davis este ano»

Por José Morgado - October 20, 2025
Sinner

A meio do dia, o mundo do ténis foi surpreendido: Jannik Sinner não vai representar Itália nas finais da Taça Davis de 2025. A decisão, inesperada, ganha ainda mais peso tendo em conta que a competição se realiza em Bolonha e que os italianos são os bicampeões em título. Fica assim adiada a hipótese de um novo duelo entre Sinner e Carlos Alcaraz numa eventual final.

O número dois mundial explicou os motivos da ausência durante o Media Day do ATP de Viena — torneio que venceu em 2023 e que marcou um ponto de viragem na sua carreira, quando bateu Daniil Medvedev na final. Em declarações recolhidas pelo portal Ubitennis, o italiano foi claro: “Sinto que precisava de uma pausa. Ganhei a Taça Davis duas vezes. A minha equipa e eu decidimos isto porque o final da época é muito longo e preciso de mais uma semana livre para começar a treinar mais cedo. O objetivo é voltar a estar em plena forma na Austrália. Nos últimos dois anos, não estive no meu melhor devido à falta de tempo, por isso tomámos esta decisão.”

Sinner mostrou também a ligação especial que sente com a Áustria, país muito próximo da sua terra natal, San Candido. “É sempre especial jogar aqui. São seis horas de carro, não fica longe de casa. Os meus primos e outros familiares podem vir ver-me. É um dos torneios mais próximos para mim. Dito isto, sinto-me completamente italiano. Aqui há sempre um público fantástico, o que ajuda quando estás cansado ou as coisas não correm bem.”

O italiano falou ainda sobre o seu conforto em pistas indoor: “Em indoor não pensas no sol nem no vento; o ressalto é mais ou menos igual. O meu estilo adapta-se bem, consigo bater bolas rápidas. Tudo depende do serviço — se serves bem, estas pistas ajudam muito. Não é segredo que posso jogar bem aqui.”

Mais reservado, preferiu não se alongar sobre as condições das bolas e das pistas: “As condições mudam todos os anos — temperatura, humidade, vento. Não é só uma questão de bolas ou horários, o tema é mais amplo. Prefiro não entrar em detalhes.”

Focado agora em Viena e depois em Paris, Sinner garante estar “preparado para lutar pelo segundo título em Viena” e já pensa em 2026: “Cada semana aprendes algo novo. Se não estiveres a 100%, perdes. Este é um desporto muito duro.”

Choque em Itália: Sinner abdica das Davis Cup Finals 2025

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.