Simon despede-se de Roland Garros: «Não me consigo mexer mas estou muito feliz»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 28, 2022

Gilles Simon, um antigo top 10, fez o seu último encontro em Roland Garros, mas já não teve gasolina suficiente para fazer frente a Marin Cilic e perdeu de forma clara. Ainda assim, o francês mostrou-se orgulhoso com o seu último Grand Slam em casa e despediu-se de forma emocionada.

ANÁLISE DO ENCONTRO

Foi um encontro muito difícil com um adversário muito exigente. Marin jogou ténis fantástico do início ao fim. Não meu deu opções. Também foi mais difícil para o meu corpo. Foi difícil fazer qualquer coisa. Cada ponto foi super difícil de ganhar. Esperava fazer melhor, mas é uma derrota em três sets justa para mim. No fim do dia, não é problema nenhum. Seria ótimo ter jogado um encontro fantástico com ele, como outros no passado, mas sinto-me sortudo por ter tido a oportunidade de fazer três encontros aqui. E tive sorte de fazer o meu último encontro aqui contra alguém que admiro muito porque o Marin não é só um jogador fantástico para mim. É uma pessoa super boa e o tipo de jogador que devia ganhar o prémio de desportivismo todos os anos.

DIFICULDADES FÍSICAS

É difícil. Hoje em dia, vejo que os tenistas são bestas. São fortes, altos, mexem-se rápido, aguentam muito tempo, são tudo. Então é exigente para mim estar neste nível. Eu não fui feito da mesma forma que o Felix, por exemplo. Por isso, quando o Felix bate uma direita com toda a força, para mim é difícil contrariar. O meu corpo está no limite, é difícil sentir-me a 100 por cento todos os dias e hoje foi um dia muito mau para mim. Demasiadas dores no corpo todo e um jogador demasiado bom no outro lado.

TRISTE OU FELIZ?

Estou muito feliz, muito feliz. Fiz o que tinha de fazer. Não me consigo mexer, mas estou muito feliz, isso não interessa. Se calhar devia ter sido assim na primeira ronda, por isso sinto-me sortudo. Queria ter feito melhor, mas há muitas emoções aqui por ser o meu último Roland Garros. Voltando ao ranking que eu tinha e os resultados nas últimas semanas, isto não é surpresa para mim. Eu tinha um medo ridículo de levar só 6-0 na primeira ronda, não era bom. Mas perdi na terceira ronda, por isso não interessa.


Transmissões de todos os jogos de Roland Garros é na betano.pt! Se és fã de ténis e queres acompanhar de perto o maior torneio de ténis francês, clica AQUI. Entra na Missão Roland Garros Betano, aposta e ganha com os teus dotes de adivinhação. Para isso, só tens de fazer uma aposta múltipla (3 ou mais seleções) no torneio, com o valor mínimo de 5€. Caso percas a aposta, recebes 50% do valor apostado até 20€.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt