Shelton e o calor norte-americano: «Quando estão 35 graus, no court parece que estão 49»

Por José Morgado - Julho 23, 2025

Ben Shelton está determinado a deixar sua marca na ‘gira’ norte-americana de piso rápido, e para isso tem recorrido a métodos nada convencionais. Em entrevista divulgada pelo ATP, o jovem tenista de 22 anos revelou sua curiosa preparação para lidar com o calor intenso do verão dos Estados Unidos: sessões em jacuzzi e sauna.

“Enquanto estou na Flórida, tento me aclimatar o mais rápido possível. Só tive uma semana, então meti-me no jacuzzi até ao pescoço por 15 minutos em cada sessão. Quando tenho sauna, também faço sessões, que são muito importantes”, explicou Shelton, que superou Mackenzie McDonald com autoridade na estreia do ATP 500 de Washington.

O número 8 do mundo destacou que o calor é um desafio extra: “Num dia com 35 graus, parece que está 46 ou 49 em court. Há muitas coisas além do jogo de ténis que influenciam aqui”, disse. Shelton também alertou para o impacto físico da superfície: “É muito mais duro para as pernas do que a terra batida ou a relva. É preciso acostumarmo-nos com esse contato mais severo com o solo.”

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com