Sevilha recebe as BJK Cup Finals e Polónia de Swiatek é repescada

Por José Morgado - Maio 10, 2023
A cidade espanhola de Sevilha vai acolher a decisão da edição 2023 da Billie Jean King Cup, revelou esta quarta-feira a Federação Internacional de Ténis (ITF). A prova de ténis feminino por equipas, que engloba 12 nações, vai ter lugar entre os dias 7 e 12 de novembro. Será a primeira vez desde 2008 que Espanha acolherá as finais da Billie Jean King Cup, que até 2020 era conhecida como Fed Cup.

A Suíça, que venceu a última edição, terá a companhia da finalista Austrália e da Polónia, a quem foi atribuído um wildcard. A destas, juntam-se também as nove seleções que conseguiram acesso por via da qualificação. São elas Espanha, Canadá, República Checa, França, Alemanha, Itália, Cazaquistão, Eslovénia e Estados Unidos.

As equipas serão divididas em quatro grupos de três, sendo que os primeiros classificados de cada poule garantem o acesso às meias-finais. O sorteio da fase de grupos será realizado a 24 de maio.

Para além da fase final de 2023, Sevilha receberá também a decisão da prova em 2024.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt