Serena Williams bate o favorito cavalo American Pharoah e é a Personalidade Desportiva de 2015
Depois de mais um ano de dominância no ténis feminino, Serena Williams viu esta segunda-feira os seus feitos serem reconhecidos ao ser considerada pela Sports Illustrated, a Sportsperson of the Year.
Serena é a quarta tenista a vencer este título depois de Billie Jean King (1972), Chris Evert (1976), e Artur Ashe (1992), e é apenas a terceira mulher a vencer o prémio sozinha, após Evert e Mary Decker.
A número um mundial bateu alguns dos melhores desportistas da actualidade, numa lista que incluía também Novak Djokovic. A escolha da norte-americana para a categoria está a gerar grande revolta em torno dos fãs das corridas de cavalos, que estavam à espera que o vencedor da eleição fosse o American Pharoah, um cavalo de corridas puro-sangue americano que ganhou a famosa Triple Crown em 2015.
Na votação levada a cabo no site da Sports Illustrated, que não influencia a escolha da revista, o cavalo de corridas somava 47 por cento dos votos, contra apenas … 1% da melhor tenista do Mundo.
Serena Williams tem dominado o circuito feminino nos últimos anos, e apesar de na presente época ter sido afectada por várias lesões e outros problemas de saúde, Serena venceu 53 dos 56 jogos que disputou, conquistou o dobro dos pontos que a sua adversária mais próxima, a número dois mundial, e ficou a dois jogos de vencer o Grand Slam de calendário.
Estas foram apenas algumas das razões que levaram os editores da conceituada revista a atribuir o prémio a Serena Williams: “Ela não é perfeita, e os confrontos com vários oficiais do torneio, adversários e o público em geral, vão encontrar o seu caminho na sua narrativa, nesta incluída. Mas como artista, como um doer, ou como um símbolo, ninguém abraçou o melhor (e o pior) que o mundo do desporto tem para oferecer, como Serena Williams.”