Serena desiste, Halep e JJ na final em Indian Wells

Por admin - 21 Março, 2015

Simona Halep, número três mundial, e Jelena Jankovic, 21.ª colocada, vão discutir no domingo a final do BNP Paribas Open 2015, em Indian Wells. A romena procura o seu primeiro título de categoria Premier Mandatory diante da sérvia, que triunfou nesta mesma competição em 2010, então derrotando na final a dinamarquesa Caroline Wozniacki.

A grande notícia da jornada de sexta-feira acabou mesmo por ser a da desistência de Serena Williams, meia-hora antes de entrar em court para defrontar Simona Halep nas meias-finais, devido a uma lesão no joelho. Há 14 anos, Venus Williams desistiu da meia-final diante de Serena Williams 40 minutos antes e o público não reagiu bem, numa desavença que teve como consequência um boicote de 14 anos por parte das irmãs Williams ao torneio, quebrado apenas este ano pela número um mundial.

Minutos após o encontro, Serena publicou uma curta mensagem no seu Instagram. “Infelizmente o meu regresso a Indian Wells acaba mais cedo devido a lesão, mas quero muito voltar para o ano”. Mais tarde, Williams foi mesmo ao court dirigir algumas palavras ao público presente no Court Central.

“Lesionei o meu joelho há uns dias no treino. Continuei a jogar, mas hoje nem conseguia andar. Tem sido fantástico regressar aqui, estava muito entusiasmada por jogar e vencer aqui, mas a única coisa que posso prometer neste momento é que vou voltar no próximo ano”, garantiu a líder do ranking WTA.

Antes disso e na única meia-final que, de facto, se realizou, Jelena Jankovic confirmou a maior experiência diante de Sabine Lisicki para garantir a qualificação para a sua primeira final desde abril de 2014 e primeira em piso rápido desde outubro de 2013. A antiga número um mundial não entrou bem no encontro e viu a alemã adiantar-se com a vantagem de um set e um break, mas nunca deixou de lutar e encontrou o seu melhor ténis a tempo de se impôr por 3-6, 6-3 e 6-1.

Uma final surpreendente, numa fase da carreira em que Jelena Jankovic parecia caminhar para níveis de resultados (e de ranking) pouco condizentes com o seu estatuto de antiga líder WTA. A sérvia chegou ao deserto californiano com apenas duas vitórias somadas em 2015, registo ainda sim melhor que o de Lisicki (1 vitória).0

Estou tão feliz. As coisas não correram bem no início, mas tentei lutar muito, manter-me pronta e paciente. O que eu faço melhor é mesmo lutar muito com todas as minhas forças”, confessou a sérvia na entrevista em court após o encontro.

Simona Halep e Jelena Jankovic vão defrontar-se no domingo, pelas 18 horas portuguesas, pela quinta vez. A romena comanda o confronto direto por 3-1 e venceu os últimos três encontros entre ambas, mas o último já foi disputado em janeiro de 2014, nos oitavos-de-final do Australian Open.