Santopadre: «Alcaraz ganha e diverte-se, mas quanto tempo isso vai durar?»

Por José Morgado - February 27, 2026
Foto: EPA

Carlos Alcaraz continua a confirmar o estatuto de número um mundial com um arranque de temporada irrepreensível. O tenista espanhol soma 12 vitórias consecutivas em 2026 e ainda não conheceu o sabor da derrota, apresentando um nível exibicional que o coloca, para muitos, como o homem a bater no circuito.

Aos 22 anos e já com sete títulos do Grand Slam no currículo, Alcaraz mostra-se cada vez mais completo e maduro. “Tem sido um início de ano muito forte. Não é fácil manter este nível, mas estou muito feliz com a forma como tenho jogado”, afirmou recentemente, sublinhando também que o prazer em competir continua intacto.

Quem lançou uma reflexão interessante foi Vincenzo Santopadre, antigo treinador de Matteo Berrettini. Em entrevista à imprensa italiana, deixou uma questão no ar: “Alcaraz ganha e diverte-se, mas há uma incógnita: quanto tempo vai durar tudo isto?”. O técnico destacou que o espanhol “não se diverte apenas por ganhar, seria demasiado simples”, mas sim porque “adora treinar, competir e sentir o desafio”.

Ainda assim, Santopadre fez questão de elogiar a evolução mental do número um mundial. “Os grandes campeões aproveitam os momentos difíceis para crescer. Alcaraz hoje gere melhor as dificuldades e mostra uma maturidade impressionante.”

Comparando com a era do chamado “Big Three”, o treinador recordou que a rivalidade constante foi determinante para manter a motivação em alta. A dúvida permanece: conseguirá Alcaraz prolongar esta fome de títulos durante muitos anos? Para já, os factos falam por si — e o espanhol parece cada vez mais preparado para fazer história.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.