Samu López: «Alcaraz cresceu a aceitar tudo o que lhe dizia, agora já dá a sua opinião»

Por José Morgado - Janeiro 29, 2026
Alcaraz

Samuel López concedeu uma entrevista ao diário Marca na antecâmara do confronto entre Carlos Alcaraz e Alexander Zverev, no Open da Austrália 2026, deixando várias reflexões sobre o momento do tenista espanhol. O treinador sublinhou a clara evolução apresentada por Alcaraz ao longo do torneio, tanto em termos de confiança como de ritmo competitivo, fatores que considera determinantes para enfrentar um adversário do calibre do alemão.

Chega num bom momento para jogar contra o Zverev. Sabemos que será difícil e que o seu serviço pode ditar muito o encontro, mas o Carlos está a mostrar um ténis muito sólido. Se entrar com a atitude certa, pode levar o jogo de vencida”, afirmou López, elogiando a forma como o espanhol tem crescido em Melbourne.

O técnico destacou ainda a maturidade do jovem jogador, explicando que Alcaraz atravessa uma fase diferente da sua carreira. “Ele cresceu a aceitar tudo o que lhe diziam, com muita disciplina. Agora está num momento em que dá a sua opinião e é preciso dialogar para chegar a um acordo”, explicou.

Samuel López apontou também áreas claras de melhoria, considerando prioritário o trabalho no serviço, na resposta ao serviço adversário e na primeira bola após esses golpes, aspetos que podem fazer a diferença em encontros de alto nível.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com