Saiba até quando Carlos Alcaraz está garantidamente no topo do ranking mundial

Por Pedro Gonçalo Pinto - Dezembro 6, 2022

Carlos Alcaraz tornou-se no mais jovem de sempre a acabar uma época na liderança do ranking ATP, mesmo que tenha tido de esperar até ao último torneio para ter essa confirmação. A verdade é que o jovem espanhol de 19 anos vai entrar em 2023 como número um do Mundo, sendo que já se sabe quando é que será a primeira vez que terá o lugar no trono ameaçado.

Com 800 pontos de vantagem face a Rafael Nadal, Alcaraz está a salvo do que o seu experiente compatriota fizer na United Cup, uma vez que cada jogador só pode conseguir um máximo de 500 pontos nessa competição. Tendo isso em conta, o momento em que ficará ameaçado será no Australian Open, mas não por Nadal, já que estamos a falar do campeão em título.

Aí poderá ficar à mercê de Casper Ruud, Stefanos Tsitsipas Novak Djokovic, mas ninguém o irá tirar do topo até ao dia 16 de janeiro. Quer isso dizer que Alcaraz estará pelo menos 19 semanas na frente do ranking ATP, o que fará com que suba ao 17.º lugar da lista de líderes, superando as 16 semanas de Daniil Medvedev.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt