Sabalenka preparada para a final: «Estou pronta para fazer o que for preciso»

Por Nuno Chaves - Janeiro 29, 2026

Aryna Sabalenka continua absolutamente implacável neste Australian Open e, esta quinta-feira, qualificou-se pela quarta vez consecutiva para a grande final.

A bielorrussa, que vai agora lutar pelo terceiro título em Melbourne frente a Elena Rybakina, mostrou-se muito satisfeita com a sua exibição mas relembrou que o trabalho ainda não está feito.

SEGUIR COM O FOCO

Não gosto de me comparar, nem sequer com ontem. Sinto que isso não é algo positivo. Acho que o importante é entrar em campo e dar tudo com o que tens hoje. Sempre que olho para trás e vejo momentos em que joguei bem, tento replicar essa forma e isso não é bom. Estou satisfeita com o meu ténis. Sinto que tudo o que trabalhei durante a pré-época está a dar resultados. Estou feliz com isso e levo as coisas dia a dia.

MENTALIDADE PARA A FINAL

Sei o que correu mal em todas essas finais que joguei e perdi e diria que o ano passado foi cheio de lições, muitas coisas para aprender sobre mim própria e isso definitivamente não vai voltar a acontecer esta época. É simplesmente uma mentalidade diferente que vou tentar ter em cada final que disputar. Agora a minha mentalidade é: estou pronta para fazer o que for preciso, para o que vier nessa final. Estou pronta para entrar em campo, lutar com o que tenho e dar tudo. Acho que quando tenho esta mentalidade, jogo o meu melhor ténis, estou presente, a lutar e tenho as minhas oportunidades. Por isso, esse é o meu foco para as finais desta temporada.

O LEGADO QUE QUER DEIXAR

Não penso se estou a definir uma era. Só faço o meu trabalho, ponto a ponto, set a set. Essa é a minha prioridade. Talvez no final da minha carreira possamos olhar para trás e falar disso. Agora só me concentro no presente.

Leia também:

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.