Sabalenka já sabe que vai sair do Australian Open como número um do Mundo

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 14, 2026
sabalenka

Aryna Sabalenka vai querer recuperar o título no Australian Open, depois de ser campeã em 2023 e 2024, antes de ser finalista vencida em 2025. Certo é que há um fator que não vai estar na cabeça da bielorrussa: a defesa da liderança da hierarquia mundial feminina.

É que Sabalenka dispõe de uns saudáveis 2.662 pontos de vantagem face a Iga Swiatek, que não tem forma de ultrapassar a sua rival em Melbourne. A bielorrussa defende 1300 pontos, enquanto Swiatek tem 800 pontos a cair da sua classificação. Assim sendo, não é possível superar Sabalenka mesmo com cenários catastróficos para a bielorrussa e perfeitos para a polaca, pelo que regressam agora à identidade do circuito WTA.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt