Sabalenka garante terceira final seguida no Australian Open após melhor exibição da época

Por José Morgado - Janeiro 23, 2025
Sabalenka

Aryna Sabalenka, número um do Mundo e bicampeã em título do Australian Open, manteve esta quinta-feira a sua invencibilidade em 2025 (11-0) para se qualificar para a sua terceira final seguida em Melbourne Park. São já 20 (!) vitórias seguidas para a bielorrussa de 26 anos na prova e 13 em torneios de Grand Slam, depois de também ter vencido o último (US Open) da época passada.

A líder mundial até entrou mal (0-2, 0-40 nos primeiros 10 minutos), mas encontrou o seu nível bem a tempo de fazer — de longe — a sua melhor exibição do torneio… e da época. Sabalenka derrotou a sua melhor amiga espanhola Paula Badosa, de 27 anos e 11.ª do ranking (vai voltar ao top 10) por 6-4 e 6-2, num encontro em que venceu 12 dos últimos 16 jogos, sem dar grandes chances à rival.

Sabalenka, que é a primeira jogadora desde Serena Williams (2015, 2016 e 2017) a chegar a três finais seguidas no Australian Open, vai em busca de ser a primeira a somar três títulos de enfiada desde Martina Hingis, no final do século passado. A sua rival será a vencedora da segunda meia-final entre Iga Swiatek (2.ª WTA) e Madison Keys (14.ª).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com