Rybakina tira pressão: «O número 1 é um dos objetivos, mas o principal é ganhar títulos»

Por José Morgado - September 8, 2026
Rybakina

Elena Rybakina está a apenas uma vitória de se tornar a nova número 1 mundial, mas a presença da cazaque nos quartos de final do US Open esteve longe de ser garantida. Depois de derrotar Naomi Osaka, Rybakina revelou que chegou a Nova Iorque com muitas dúvidas devido a uma lesão no pé.

“A preparação não foi muito boa. Estive sete dias sem jogar e não pude fazer muito no ginásio, especialmente em termos de movimentos, por isso tivemos de ir dia a dia. É um progresso incrível e estou muito contente com a forma como tudo correu. Nem sequer sabíamos se poderia jogar.”

A cazaque destacou ainda o apoio da sua equipa e do médico que a acompanhou à distância. “Tenho uma grande equipa e também um bom médico ao telefone o tempo todo. Estou muito feliz com a forma como tudo correu.”

Agora, Rybakina tem pela frente Qinwen Zheng, sabendo que uma vitória lhe permitirá alcançar pela primeira vez o topo do ranking WTA. Ainda assim, garante que essa não é a prioridade. “O número 1 é um dos objetivos, mas acho que o principal para mim e para a equipa é ganhar títulos. Depois, o ranking chegará.”

Rybakina arrasa Osaka, estreia-se nos ‘quartos’ do US Open e está a um triunfo do número um

Sobre Zheng, a cazaque reconhece a dificuldade do desafio. “É muito perigosa. Já jogámos antes, por isso sei que será um encontro muito difícil. Vou concentrar-me em mim mesma e tentar servir bem.”

Apesar de tudo, Rybakina prefere manter os pés no chão. “Estou nos quartos de final, por isso já é uma conquista incrível. Agora seguimos dia a dia e espero poder ficar aqui até ao fim.”

  • Categorias:
  • WTA
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.