Rybakina derrota Swiatek e regressa às meias-finais na Austrália três anos depois

Por José Morgado - Janeiro 28, 2026
Rybakina

Elena Rybakina, número cinco do ranking mundial, campeã de Wimbledon em 2022 e finalista do Australian Open em 2023, regressou esta quarta-feira às meias-finais do Happy Slam pela primeira vez desde que foi ‘vice’ há três anos. É a quarta vez que Rybakina, de 26 anos, chega às meias-finais de um Grand Slam, primeira desde Wimbledon em 2024.

Nos quartos-de-final, Rybakina derrotou de forma relativamente concludente a polaca Iga Swiatek, número dois do Mundo e uma das suas maiores rivais, por 7-5 e 6-1, num encontro em que foi de menos a mais. Depois de uma entrada nervosa (de ambas), a cazaque pegou no controlo do encontro e acabou… a arrasar. Rybakina acabou o encontro com 11 ases e 26 winners em dois sets e ainda não perdeu qualquer parcial rumo às meias-finais.

Nas meias-finais de quinta-feira, Rybakina, que ganhou 18 dos últimos 19 encontros que disputou, vai defrontar quem vencer o encontro entre as norte-americanas Amanda Anisimova e Jessica Pegula.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com