Ruusuvuori revela que sofreu muito com ataques de pânico: «Não conseguia entrar num court»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 7, 2025

Emil Ruusuvuori afastou-se do ténis para cuidar da saúde mental e agora está de volta. Embora não tenha aprofundado o tema mal regressou, abriu o livro para confessar aquilo que viveu nos últimos anos.

“Tive os meus primeiros ataques de pânico há quatro anos. Mal me lembro do meu último encontro de Wimbledon no verão passado e as cenas ainda estão a voltar. As últimas vivi na minha viagem à Coreia do Sul. No ano passado, sofri de recorrentes e cada vez piores ataques de pânico e outros desafios mentais dentro e fora do court. Por isso é que parei de competir durante seis meses. Não toquei numa raquete de ténis durante quatro meses e meio. Simplesmente não conseguia entrar num court”, começou por explicar.

“Espero que a mensagem passe e que eu possa destacar a importância de cuidar da saúde mental. Espero que depois disto me consiga focar ainda melhor na minha vida e na minha carreira no ténis”, partilhou.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt