Ruusuvuori faz o que nenhum finlandês conseguia desde 2013

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 28, 2023
MIAMI GARDENS, FLORIDA – March 26: Emil Ruusuvuori of Finland at the Miami Open on March 26, 2021 in Miami Gardens, Florida (Photo by Mike Lawrence/ATP Tour)

Num encontro que foi uma autêntica montanha russa, Emil Ruusuvuori fez história para a Finlândia, ao apurar-se para os quartos-de-final do Masters 1000 de Miami. O número 54 do Mundo bateu Botic van de Zandschulp por 4-6, 6-4 e 7-5, sendo que esteve com set e break de desvantagem na segunda partida, ao passo que até desperdiçou um 5-2 no terceiro parcial antes de finalmente fechar o encontro.

Ora, Ruusuvuori é o primeiro finlandês a apurar-se para esta fase de um Masters 1000 desde Jarkko Nieminen, que alcançou esse feito em 2013, há dez anos, então em Monte-Carlo. O antigo número 13 mundial caiu nessa fase frente a Novak Djokovic, enquanto Ruusuvuori vai à procura de fazer melhor, embora tenha o exigente desafio de defrontar Jannik Sinner por uma vaga nas meias-finais.

Leia também:

 

De qualquer das formas, Ruusuvuori já garantiu um novo melhor ranking de carreira, sendo que surge provisoriamente no 37.º lugar da hierarquia mundial masculina, superando o 40.º posto que ocupou outrora.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt