Rune culpa a imprensa pelas suas seis derrotas seguidas: «Não jogo ténis pela fama»

Por José Morgado - Julho 23, 2022

Holger Rune, jovem dinamarquês de 19 anos que vinha a fazer uma época fantástica até junho, que incluía um primeiro título ATP, a entrada no top 30 e uns quartos-de-final em Roland Garros, não consegue vencer qualquer encontro desde que perdeu de forma polémica — pelo que se passou depois do encontro — nos ‘quartos’ em Paris. São já seis derrotas seguidas para o escandinavo que veio assumir agora que o problema… é a imprensa.

Este último mês foi de total aprendizagem, especialmente fora do court. Agora entendo como as coisas que fazemos e dizemos podem ser mal interpretadas e usadas para o pior na imprensa. Dito isto, há coisas que eu certamente faria diferente, mas não podemos mudar o passado, podemos apenas aprender. Eu tento movimentar-me neste circo mediático o melhor que posso, tento tornar-me mais sábio. Não escolhi o ténis pela fama ou pela imprensa, mas porque amo este desporto. A felicidade que jogar ténis me dá foi interrompida por um tempo por estas circunstâncias. Agora sinto-me em paz com essa situação. O melhor de tudo é que percebi que nada pode acabar com a minha paixão pelo ténis. Eu amo ténis, simples assim”, disparou numa longa publicação.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt