Rui Machado alcança final em dia de aniversário

Por admin - Abril 10, 2015

Rui Machado tem mais do que motivos para festejar. O jogador natural de Faro, que completa esta sexta-feira 31 anos, acaba de se qualificar para a sétima final consecutiva, ao vencer uma muito dura e longa batalha nas meias-finais do Future de Doha, a segunda prova que disputa em território qatari em semanas consecutivas.

O algarvio, atualmente no 217.º posto do ranking mundial e primeiro cabeça-de-série, derrotou o sérvio Marko Tepavac, 395.º da tabela classificativa ATP e quinto pré-designado, pelos muito custosos parciais de 6-7(5), 7-6(3) e 7-6(5), aumentando para 33 os triunfos conquistados nos últimos 35 embates que disputou.

Decidido a marcar presença em mais uma final, Machado entrou bem no encontro e cedo conquistou o break, tendo chegado a servir para arrecadar a primeira partida a 5-3, mas deixou escapar a oportunidade e foi o sérvio de 21 anos quem aproveitou para se adiantar no marcador.

O equilíbrio manteve-se daí para a frente, com nenhum dos jogadores a querer dar o braço a torcer. O português serviu para fechar o encontro no derradeiro parcial, mas foi preciso recorrer uma vez mais ao tie break para encontrar o vencedor daquele que foi o encontro mais duro que Machado enfrentou nos últimos meses.

Para erguer o quinto título da temporada, o campeão nacional absoluto vai ter de passar pelo suíço Adrien Bossel, que cedeu apenas dois jogos frente ao segundo cabeça-de-série, o checo Jaroslav Pospisil, para alcançar o derradeiro encontro da prova qatari.