Rublev: «Nenhum atleta na história do desporto é tão forte mentalmente como Nadal»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 14, 2022

Rafael Nadal deu mais uma prova de força no Masters 1000 de Indian Wells, ao virar um encontro que parecia basicamente perdido diante de Sebastian Korda. O espanhol de 35 anos tinha uma desvantagem de 5-2, com dois breaks, no terceiro set, mas operou uma reviravolta sensacional para manter o registo perfeito em 2022 e apurar-se para a terceira ronda no deserto da Califórnia.

Ora, trata-se de um feito que impressiona… até os outros tenistas. Como Andrey Rublev, por exemplo, que não hesitou em colocar Rafa num patamar à parte de todos os desportistas da história.

“Nenhum atleta na história do desporto é tão forte mentalmente como Nadal. Num desporto individual podes sofrer bastante mentalmente. Se discutires com alguém próximo na manhã de um encontro, ficas afetado, mas tens de jogar. Num desporto de equipa, estás mal disposto, mas a equipa está bem e deixas de sentir isso. Rafa é o único que lida bem com isso, aconteça o que acontecer fora do court. Ele desliga tudo e fica no momento. Consegue fazê-lo mesmo a perder”, considerou o número sete mundial.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt