Rublev mantém defesa do título viva no Dubai e marca duelo com Zverev nas ‘meias’

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 2, 2023

Com muito menos drama e sem ter de salvar match points como na segunda ronda, Andrey Rublev manteve a defesa do título no ATP 500 do Dubai viva e apurou-se para as meias-finais. O russo, número seis do ranking mundial, fez uma exibição sólida e aproveitou também os muitos erros não forçados de Botic van de Zandschulp para confirmar o seu apuramento para o top 4 nos Emirados Árabes Unidos.

Rublev avançou com os parciais 6-3 e 7-6(3), sendo que a questão até podia ter ficado resolvida de forma mais simples. É que o russo desperdiçou três match points e foi quebrado a servir para fechar o encontro, acabando mesmo por ter de recorrer ao tie-break. Na hora da verdade, ao contrário do que tantas vezes aconteceu no passado, voltou a recuperar a concentração e resolveu o duelo em apenas dois sets para cortar os episódios dramáticos como os cinco match points que salvou na ronda anterior.

Com mais uma tarefa resolvida, Rublev vai agora medir forças com Alexander Zverev (16.º) pela sexta vez na carreira. Trata-se de um duelo especialmente complicado para o russo, já que perdeu os outros cinco encontros com o alemão, sendo que nunca venceu um único set!

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt