Roland Garros: quem ganhou e quem perdeu o sorteio masculino?

Por José Morgado - Maio 24, 2024
sinner madrid
Jannik Sinner of Italy plays against Lorenzo Sonego of Italy on Day Six of the Mutua Madrid Open 2024 tournament at La Caja Magica.

Conhecido que foi o sorteio de Roland Garros, é já possível analisar quem é que foram, afinal de contas, os principais beneficiados e prejudicados pela sorte. As análises são muitas, mas há claros vencedores e vencidos…

QUEM ‘VENCEU’ O SORTEIO

Novak Djokovic: O sérvio de 37 anos tem um sorteio confortável, pelo menos na primeira semana, tal como seguramente desejava. O líder do ranking mundial pode utilizar as primeiras rondas para ganhar ritmo e forma. Defronta Pierre Hugues Herbert na primeira ronda, provavelmente Roberto Carballes na segunda ronda e depois Gael Monfils (com quem nunca perdeu) ou Lorenzo Musetti na terceira eliminatória. O possível rival dos ‘oitavos’ é o norte-americano Tommy Paul

Jannik Sinner: De todos os favoritos ao título, o italiano de 22 anos é o tenista com melhor quadro. Sinner tem três primeiras rondas muito simpáticas antes de um primeiro teste que deve aparecer somente nos oitavos-de-final diante de Nicolas Jarry.

Daniil Medvedev: Depois de ter sido surpreendido na primeira ronda de Roland Garros 2023, o russo de 28 anos tem um sorteio mais confortável em 2024. Defronta Dominik Koepfer e nenhum dos cabeças-de-série na sua mini-secção está propriamente em grande forma.

QUEM ‘PERDEU’ O SORTEIO

Alexander Zverev: É inevitável. Defrontar Rafael Nadal, 14 vezes campeão do torneio (e que perdeu apenas 3 vezes em 19 participações no torneio)… é o pior sorteio possível, ainda para mais para um top 5 mundial. E para além disso, todo o quadro de Zverev é mau: Griekspoor na terceira ronda, Holger Rune nos ‘oitavos’ de Daniil Medvedev nos ‘quartos’.

Stefanos Tsitsipas: O campeão do ATP Masters 1000 de Monte Carlo e antigo finalista de Roland Garros (2021) aterra em Paris com ambições de mais uma grande prestação, mas o seu sorteio… é terrível. Marton Fucsovics na primeira ronda, Laslo Djere ou Daniel Altmaier na segunda, Ugo Humbert ou Lorenzo Sonego logo na terceira e… Andrey Rublev, o campeão de Madrid, nos ‘oitavos’.

Andrey Rublev: Está na mesma secção do quadro de Tsitsipas e a razão é parecida com a do grego. Um possível encontro entre os dois logo nos oitavos-de-final será… provavelmente cedo demais.

Eis o quadro masculino COMPLETO de Roland Garros com grandes encontros logo a abrir

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt