Roger Federer deixa conselho firme à nova geração do ténis

Por José Morgado - Dezembro 12, 2025

Roger Federer, lenda viva do ténis e vencedor de 20 títulos do Grand Slam, voltou a fazer ouvir a sua voz — e, como sempre, o mundo do desporto escutou com atenção. Num evento da Mercedes-Benz, o suíço dirigiu-se diretamente aos jogadores que estão a emergir no circuito, deixando uma mensagem clara sobre o caminho para o topo.

“O meu conselho para os profissionais que estão a começar é que se esforcem. Aspirem ao mais alto, aterrem na lua, lancem-se, trabalhem duro e divirtam-se, mas lembrem-se de que será uma batalha e, às vezes, vão dar um passo atrás”, afirmou Federer, num discurso que rapidamente se tornou viral.

As palavras do antigo número um foram interpretadas como um lembrete da exigência brutal do circuito e um apelo à resiliência numa era em que o talento jovem explode mais cedo do que nunca.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com