Roddick inicia uma nova discussão e sugere uma regra para revolucionar o ténis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 4, 2022

Quantas vezes já vimos jogadores a atirarem a bola ao para servir… para depois pararem o movimento e recomeçarem tudo? Pois bem, Andy Roddick lançou uma nova discussão no Mundo do ténis e sugeriu uma regra revolucionária relacionada precisamente com essas tentativas falhadas de iniciar o movimento de serviço. Resumindo: o antigo número um do Mundo defende que isso devia deixar de ser permitido, podendo contar logo como falta.

“Penso que não devias poder apanhar a bola que lançaste e tentar outra vez. Faz parte da execução do serviço. Estou errado nisto? Já começaste o movimento de serviço assim que atiras a bola ao ar. O que pensam?”, começou por atirar no Twitter, explicando que não mudaria a regra se estivesse vento porque outros desportos também não se adaptam em condições climatéricas diferentes.

Além de admitir que todos os jogadores algum dia fizeram isso, ainda resolve o problema para os níveis mais baixos do ténis. “Um ponto importante está a ser feito, ao dizerem que levava os jogadores amadores à loucura ou seria demasiado difícil. Façam a regra para o ténis profissional então. A linha de três pontos na NBA é mais atrás. Há diferentes tee boxes para os amadores no golfe, etc”, acrescentou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt