Rivalidade histórica nasceu há 20 anos: recorde o primeiro Federer-Nadal de sempre

Por Marcela Linhares - Março 28, 2024
nadal federer 2004
Divulgação/ATP

Para muitos, o dia 28 de março pode ser mais um dia do ano mas para o ténis essa data tem um valor muito especial. Esta quinta-feira completam-se 20 anos do primeiro encontro de sempre entre Roger Federer Rafael Nadal.

Ao todo foram 40 duelos entre os dois com o espanhol a levar a melhor o confronto direto ao vencer por 24 vezes mas vamos falar sobre o primeiro de todos… aquele que aconteceu no Masters 1000 de Miami.

O suíço vinha de um grande início de temporada ao conquistar o Australian Open, ter vencido os seus dois encontros pela Taça Davis e só tevev a sua primeira derrota de 2004 nos quartos de final em Roterdão, quando perdeu para Tim Henman. Federer seguiu firme e conquistou ainda o ATP do Dubai e o Masters de Indian Wells.

Leia também:

Alcaraz, Sinner, Medvedev e Zverev repetem o que só o Big Four conseguiu em Miami desde 2009
Marozsan alcança feito que não era visto no tênis masculino desde 2012
[VÍDEO] Federer mostra aos alunos de Stanford como bater um forehand

Deu para ver como Roger estava realmente com um início de temporada praticamente perfeito. Em Miami, Federer já que era o líder do ranking mundial enquanto que Nadal, que na época tinha 17 anos, era o 32º cabeça-de-série.

Certo é que o então jovem espanhol dominou por completo e levou a melhor ao vencer com um duplo 6-3.

Após a partida, Nadal confessou: “Eu estava muito preocupado que ele me fosse vencer por 6-1 e 6-1 ou 6-1 e 6-2, mas eu realmente queria jogar esta partida contra o número 1 mundialEu entrei em court com uma atitude positiva, não com atitude de tentar vencer a partida. Eu estou realmente feliz porque eu joguei uma das melhores partidas da minha carreira, concluiu o espanhol.

Federer também analisou o jogo após a derrota para o espanhol. Eu fiquei impressionado com o que eu vi. Eu ouvi muito sobre ele e assisti a algumas partidas. Não acho que isso seja uma surpresa para ninguém, finalizou.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.