Rinky Hijikata, o jovem que está a causar furor no Playoff do Australian Open

Por José Morgado - Dezembro 11, 2018

Chama-se Rinky Hijikata, é australiano de pais japoneses e promete ser um nome do qual vamos ouvir falar muitas vezes nos próximos anos. Com apenas 17 anos, o atual número 16 mundial de juniores está na luta por um wild card para o Australian Open, depois de se ter qualificado para os quartos-de-final do Playoff australiano, que atribui um convite para o quadro principal da prova.

Atualmente no modesto 1746.º posto ATP e sem qualquer tipo de experiência fora dos juniores, o jovem nascido em 2001 (!) surpreendeu tudo e todos ao bater na primeira ronda do Playoff o mais experiente e cotado Andrew Harris, mais de 1200 lugares à sua frente no ranking, numa batalha de cinco sets: 6-7(6),6-2, 7-5, 6-7(8) e 6-3, em 4h29, num dos encontros mais longos da história da competição prévia ao torneio dos Antípodas.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/JeddZetzer/status/1071970329168273409

Hijikata, que defronta nos quartos-de-final o mais experiente e cotado James Duckworth, saltou para a ribalta dos fãs de ténis australianos quando ganhou uma medalhas nos recentes Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires. Depois disso, ganhou os campeonatos nacionais de juniores da Austrália na semana passada…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//www.youtube.com/watch?v=BjfrNtXGy3c

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt