Revolução total: Grand Slams e ATPs dão mais pontos em 2024; Challengers menos

Por José Morgado - Dezembro 27, 2023

A temporada de 2024 está prestes a começar e traz muitas novidades também ao nível da distribuição de pontos ATP. O circuito masculino entra numa nova era, com um acréscimo significativo de pontos em todas as categorias de provas do principal circuito (os maiores acontecem para os finalistas de Grand Slam, que passam a somar mais 100 pontos do que em 2023), mas começam logo pelas fases de qualificação.

Nos torneios Challenger, quase todas as categorias e rondas sofrem uma perda significativa de pontos, num claro incentivo do circuito masculino a que os jogadores disputem fases de qualificação de torneios ATP… em vez de Challengers. Os torneios ITF mantêm a pontuação, o que também pode provocar que muitos tenistas optem por disputar ITF, que em 2024 deverão estar ainda mais fortes, especialmente os de 25 mil dólares.

GRAND SLAMS E TORNEIOS ATP

(entre parêntesis a comparação com 2023)

QUALIFYINGS DE TORNEIOS DE GRAND SLAM E ATP

(entre parêntesis a comparação com 2023)

CHALLENGERS E ITFS

(entre parêntesis a comparação com 2023)

Leia também:

 

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt