Rafael Nadal tem carta verde para ir aos Jogos Olímpicos
O caminho de Rafael Nadal para o Rio de Janeiro está definitivamente desimpedido. A Federação Internacional de Ténis (ITF) deu luz verde ao maiorquino para participar nos Jogos Olímpicos, a partir do dia 5 de agosto, depois do recurso apresentado pela Federação Espanhola de Ténis.
O afastamento de Nadal – e também de Albert Ramos – pelo Comité Olímpico Espanhol, por não cumprir os requisitos de qualificação, torna-se, desta forma, nulo. O número quatro mundial precisava de disputar a eliminatória da Taça Davis que decorre este fim-de-semana, diante da Roménia, para cumprir as três eliminatórias, jogadas obrigatoriamente entre 2012 e 2016.
Situação à qual a ITF decidiu fechar os olhos, por se tratar de uma competição que se disputa apenas três vezes por temporada e comporta um número reduzido de convocados, o que tornaria injusto afastar dois jogadores que vão contribuir para abrilhantar os Jogos Olímpicos.
Numa altura em que vários jogadores fogem do Brasil e do vírus Zika, Nadal, escolhido para transportar a bandeira espanhola, vê a sua muito desejada participação nos Jogos Olímpicos dependente apenas da recuperação da lesão no pulso que o impede de competir desde Roland Garros.