Rafa Nadal bate Novak Djokovic e conquista Roma pela 10.ª vez

Por José Morgado - Maio 16, 2021
nadal

Rafael Nadal, número três do ranking mundial mas melhor tenista da história em terra batida, conquistou este domingo no Foro Italico o seu 10.º título da carreira no ATP Masters 1000 de Roma, em Itália. É o quarto torneio da sua carreira no qual chega à ‘La Décima’, depois de Roland Garros (13), Barcelona (12) e Monte Carlo (11).

Numa final de qualidade, mas com alguns altos e baixos em termos de qualidade e intensidade, Nadal derrotou o sérvio Novak Djokovic, número um do Mundo e também ele ex-campeão deste torneio por cinco vezes, por 7-5, 1-6 e 6-3, em 2h49. Depois de um primeiro set resolvido apenas com um break de Nadal do 11.º jogo de um segundo parcial ganho de forma mais rápida pelo sérvio, a terceira partida acabou por ser decidida entre o 2-2 e o 5-2. Djokovic teve um break point, falhou uma direita a meio court, e a partir daí deixou o encontro escapar-lhe, perdendo 13 dos 15 pontos seguintes.

Tal como a campeã feminina, Iga Swiatek, Nadal também salvou dois match points nos oitavos-de-final (diante de Denis Shapovalov), e acabou por terminar a semana a morder o troféu.

Este é igualmente o 36.º título Masters 1000 da carreira de Nadal, que assim iguala precisamente o recorde de Novak Djokovic. O confronto direto está agora em 29-28 para o sérvio, que viu a sua vantagem ser um pouco mais reduzida.

José Morgado
Jornalista do Jornal Record e Comentador Sport TV. Ténis 24/7.