Race de 2020 é SUSPENSA e ATP anuncia nova forma para definir os apurados para as Finals

Por José Morgado - Julho 6, 2020
atp-finals

Uma das principais novidades sobre o anúncio dos novos rankings ATP até ao final de 2020 é a suspensão da ATP Race de 2020. Ao contrário do que é habitual, a Race não irá servir para definir os oito tenistas qualificados para as Finals de Londres, uma vez que esta classificação não iria refletir quem foram os melhores tenistas dos últimos 22 meses, mas sim dos 12 como habitualmente.

O ATP Tour quer que o elenco das Finals não seja desvirtuado pela pandemia e por isso irá utilizar os rankings ATP de 9 de novembro — já seguindo as novas regras — para definir os apurados. Este cenário prejudica alguns jogadores que, não tendo estado tão bem em 2019, estavam a fazer um início de temporada fantástico, como Cristian Garín, Gael Monfils, Andrey Rublev ou Daniel Evans. Daniil Medvedev e Matteo Berrettini são dois dos maiores beneficiados, especialmente o italiano.

As NextGen Finals de Milão vão seguir um sistema semelhante ao das ATP Finals de Londres.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt