Que encontro! Federer faz melhor exibição da semana e derrota Nishikori rumo às ‘meias’ em Xangai

Roger Federer, campeão em título, protagonizou na tarde desta sexta-feira a sua melhor exibição (de longe) no ATP 1000 de Xangai. O número dois mundial jogou a muito bom nível e derrotou nos quartos de final da competição, o nipónico Kei Nishikori com os parciais de 6-4 e 7-6(4).

Depois dum início demolidor por parte do helvético em que chegou com relativa facilidade ao 4-1, com dois breaks à maior, o número 12 mundial começou a entrar no jogo. Aumentou os índices de agressividade e a sua confiança ficou bem mais alta. Recuperou um dos breaks, no entanto, já com os dois tenistas a um nível semelhante, Federer mostrou que estava num dia sim. A sua pancada de esquerda apresentou-se como há muito não se via e, apesar de alguma irregularidade na direita, conseguia criar vários desequilíbrios.

No segundo set, o jogador de 37 anos fez um break madrugador e, ainda que Nishikori tenha conseguido recuperar a desvantagem, Federer soube manter o nível alto e, com pontos verdadeiramente espetaculares de parte a parte, foi o campeoníssimo quem carimbou a passagem para as meias-finais do torneio, num emocionante tie-break.

Na luta por um lugar na final, Federer vai defrontar o jovem Borna Coric.