Quatro portugueses nos ‘quartos’ em Vale do Lobo

Por José Morgado - Novembro 16, 2023

Metade dos oito jogadores apurados para os quartos-de-final no primeiro ITF de Vale do Lobo… são portugueses: Henrique Rocha, Francisco Rocha, Jaime Faria e Tiago Pereira apuraram-se todos esta quinta-feira para o top 8 da prova algarvia, ao passo que Pedro Araújo andou muito perto de alcançar uma das suas melhores vitórias da época, mas caiu na segunda ronda.

O mais novo dos irmãos Rocha, 277.º ATP e quarto cabeça-de-série em Vale do Lobo, precisou de apenas 69 minutos para derrotar o qualifier francês Rayane Oumaouche (1414.º) por 6-2 e 6-1. Marca (mais um) duelo na sexta-feira com Jaime Faria (421.º), seu amigo e parceiro de treinos, que esta quinta-feira eliminou o antigo top 15 ATP Kyle Edmund (527.º), por 6-3 e 6-3. Rocha e Faria defrontaram-se há menos de uma semana, na final do Campeonato Nacional Absoluto.

Francisco Rocha (1144.º), irmão mais velho de Henrique, também está nos quartos-de-final após derrotar o italiano Pietro Pampanin (1151.º), por 6-3 e 6-2, ao passo que Tiago Pereira (778.º) obteve um bom triunfo frente ao checo Matej Vocel (810.º), por 6-4 e 6-2.

Dos cinco portugueses que jogaram a segunda ronda, só Pedro Araújo não conseguiu surpreender o francês Lucas Poullain, 248.º ATP, mas não andou longe. O lisboeta de 21 anos, atual 938.º ATP, cedeu por 6-4, 1-6 e 6-4, mas chegou a comandar por 4-3 com break na terceira partida…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt