Quão raro é um 6-0 e 6-0 na final de um Grand Slam? Só aconteceu duas vezes!

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 12, 2025
Foto: EPA

Iga Swiatek aplicou um arraso de proporções históricas contra Amanda Anisimova para conquistar o torneio de Wimbledon pela primeira vez na carreira. Naturalmente, surge uma pergunta: quão raro é acontecer isto na final de um Grand Slam? Nós respondemos. Raríssimo mesmo, como seria de esperar!

Só sucedeu por duas vezes na história do ténis, uma já na Era Open. Isso foi em 1988, então com Steffi Graf a aplicar a bicicleta a Natasha Zvereva para conquistar Roland Garros. A outra aconteceu em Wimbledon, sim, mas em… 1911. Na altura, Dorothea Lambert Chambers superou Dora Boothby na final no All England Club.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt