Qualifying do Rio Open terá campeão de 2020 e Felipe Meligeni; confira lista

Por Marcela Linhares - Janeiro 31, 2023
Felipe-Meligeni
Divulgação/Fotojump

A lista da ATP dos tenistas que disputarão o qualificatório do Rio Open 2023, que acontece entre os dias 18 e 19 de fevereiro, foi confirmada nessa terça-feira (31). A competição, que acontecerá no Jockey Club Brasileiro, contará com ex-campeão do torneio, Cristian Garin, o brasileiro Felipe Meligeni e outros fortes nomes do circuito, definirá as últimas quatro vagas da chave principal de simples do ATP 500. O acesso do fã do tênis ao qualificatório será gratuito, mediante cadastro.

Os destaques da lista ficam por conta do chileno Cristian Garin, campeão do Rio Open na edição de 2020 e atual 102º do mundo, o argentino Facundo Bagnis (88º) e o sérvio Dusan Lajovic (89º). Entre os convidados, além de Eduardo Ribeiro, que garantiu a sua vaga após o vice-campeonato na Maria Esther Bueno, também contará com Felipe Meligeni. Atual 162º do ranking, Felipe recebeu convite da organização do Rio Open nessa segunda-feira e está garantido na competição que vale vaga na chave principal do ATP 500 carioca.

A chave do qualifying de simples consiste em 16 tenistas disputando as últimas quatro vagas na chave principal. Destes, 13 recebem classificação direta através do ranking e as três vagas restantes são de convites, com Meligeni e Ribeiro sendo dois deles. O último convite ainda será anunciado.

Quem vencer dois jogos se garante na chave principal do Rio Open, que contará com o espanhol Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, Dominic Thiem, Diego Schwartzman, Cameron Norrie, Lorenzo Musetti e outros grandes nomes do tênis mundial, incluindo a despedida de Thomaz Bellucci das quadras, e será disputada entre os dias 20 e 26 de fevereiro.

O quali dá quatro vagas na chave principal de simples do Rio Open e uma na chave de duplas. Os jogos terão início às 16h, com a abertura dos portões acontecendo às 15h.

Confira a lista do quali do Rio Open

Facundo Bagnis (ARG) – 88º
Dusan Lajovic (SRB) – 89º
Juan Pablo Varillas (PER) – 94º
Marco Cecchinato (ITA) – 95º
Hugo Gaston (FRA) – 101º
Cristian Garin (CHI) – 102º
Juan Manuel Cerundolo (ARG) – 119º
Nicolas Jarry (CHI) – 126º
Timofey Skatov (KAZ) – 129º
Federico Delbonis (ARG) – 132º
Yannick Hanfmann (GER) – 133º
Jozef Kovalik (SVK) – 134º
Camilo Ugo Carabelli (ARG) – 136º
Felipe Meligeni Alves (BRA) – 162º (WC)
Eduardo Ribeiro (BRA) – 429º (WC)

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.