Qualifying do Australian Open sem brasileiros: Heide e Wild caem na 2.ª ronda

Por José Morgado - Janeiro 14, 2026
heide rio
Fotojump

O Brasil ficou sem representantes no qualifying do Australian Open, após as eliminações de Gustavo Heide e Thiago Seyboth Wild na segunda ronda da fase de apuramento para o primeiro Grand Slam da temporada, em Melbourne.

Gustavo Heide, sexto melhor tenista brasileiro e 238.º do ranking mundial, foi derrotado pelo croata Dino Prizmic, 127.º do mundo, num encontro marcado por muitos erros de parte a parte. O paulista até começou melhor, mas Prizmic revelou maior consistência a partir da linha de fundo, explorando as dificuldades do adversário em bater a bola em desequilíbrio. Após 1h54 de jogo, o croata consumou a reviravolta com os parciais de 7-5 e 6-2.

Pouco depois, foi a vez de Thiago Wild, número dois do Brasil e 216.º do ranking ATP, se despedir da competição. O paranaense travou um duelo equilibrado frente ao italiano Francesco Maestrelli, 141.º do mundo, mas acabou por ceder nos momentos decisivos. Ao fim de 1h38, Wild perdeu por 7-6 (7-2) e 6-4, num encontro de grande iniciativa ofensiva, ficando assim afastado do qualifying do Australian Open.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com