This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Promessa Van Assche, de 18 anos, conquista primeiro Challenger no Maia Open
O francês Luca Van Assche conquistou, este domingo, o primeiro título da carreira enquanto tenista profissional ao vencer o Maia Open. A quarta edição do torneio do ATP Challenger Tour foi organizada pela Federação Portuguesa de Ténis e a Câmara Municipal da Maia entre os dias 27 de novembro e 4 de dezembro no Complexo Municipal de Ténis da Maia.
Jovem promessa francesa de 18 anos e antigo número um mundial de juniores (venceu Roland-Garros sub 18 há um ano), Luca Van Assche (176.º) derrotou na final o austríaco Maximilian Neuchrist (359.º) com os parciais de 3-6, 6-4 e 6-0.
🇫🇷 Luca Van Assche was on fire in Maia 🔥#ATPChallenger | @FFTennis pic.twitter.com/5Ex1BhgFiz
— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) December 4, 2022
Apesar das três derrotas em finais nos últimos tempos — a primeira delas há dois meses, no Del Monte Lisboa Belém Open do CIF —, o tenista gaulês manteve a calma e não se deixou levar por pensamentos negativos quando cedeu o primeiro set sem qualquer break point a favor.
A partir desse momento, Van Assche levou o embate mais para o plano físico (Neuchrist veio da fase de qualificação e jogou inúmeras longas batalhas toda a semana), apostou nas pancadas paralelas para desgastar o adversário e agarrou-se ainda mais a todos os pontos para quebrar o experiente opositor (31 anos) em definitivo física e mentalmente (a qualidade das decisões foi diminuindo com o decorrer do duelo).
Depois de duas finais perdidas em Portugal, à terceira foi mesmo de vez para o “teenager” em solo luso — além da final Challenger no CIF, Luca Van Assche já tinha disputado uma final precisamente neste palco, no Maia Jovem (reputado torneio internacional de sub 14) de 2018.
Assim, a jovem promessa francesa e mundial estreou-se a vencer torneios enquanto profissional (a sua galeria de títulos não tinha sequer qualquer troféu ITF) e ainda garantiu a entrada no top 150 do ranking ATP na próxima segunda-feira.
“Foi uma grande semana, em que tive encontros muito difíceis, e estou muito feliz por conquistar o título. A Maia será sempre um local especial para mim e significa muito ter ganho aqui, porque vencer um Challenger era um dos objetivos para este ano e consegui fazê-lo no último torneio”, partilhou na derradeira conferência de imprensa da semana.
🇫🇷 French champions aged 18 & under in #ATPChallenger history:
✅ Luca Van Assche
✅ @richardgasquet1
✅ @Gael_Monfils
✅ @fabsantoro72
✅ @sebboca29
✅ @moutet99 pic.twitter.com/9QJaNBp8A0— ATP Challenger Tour (@ATPChallenger) December 4, 2022
- Categorias:
- ATP World Tour