This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Prodígios brilham primeiro aqui: relembre histórias de jovens que foram “lançados” no Rio Open
![jovensrio open](https://bolamarela.pt/wp-content/uploads/2025/02/jovensrio-open.jpg)
O Rio Open é um torneio muito especial para os amantes brasileiros de tênis já que é o maior evento do esporte na América Latina. O campeonato é conhecido não só por ter recebido grandes nomes do circuito mundial masculino, mas também foi quem deu visibilidade primeiro a nomes que já estão em destaque na ATP.
Em 2017, o evento carioca deu um convite para Casper Ruud quando o norueguês estava fora até mesmo do top 200 – mais precisamente, era o 209º da ATP. Ruud tinha apenas 18 anos quando disputava o terceiro torneio do circuito profissional da carreira e chegou à semifinal daquela edição.
Dois anos depois, em 2019, o Rio Open convidou Félix Auger-Aliassime, canadense que foi considerado como prodígio quando era jovem. Aparecendo como 104 do ranking, Aliassime chegou à sua primeira final da carreira e foi vice para Laslo Djere. Campanha memorável!
![aliassime rio](https://bolamarela.com.br/wp-content/uploads/2025/02/40185915743_77cbcd9a3f_b.jpg)
Fotojump/Rio Open
Não podemos nos esquecer de 2020, ano que Carlos Alcaraz recebeu o wildcard da organização e alcançou sua primeira vitória na ATP ao passar por Albert Ramos-Vinolas na estreia. O ex-número 1 até caiu na rodada seguinte, mas deixou seu nome marcado no torneio carioca ao conquistar o título na edição seguinte — ainda foi vice em 2022.
Em 2022, o chinês Juncheng Shang recebeu wildcard e fez sua estreia em torneios ATP no Rio, aos 17 anos, mas acabou caindo na estreia para Pedro Martínez — ele era o número 2 juvenil na época. Atualmente, ele é o 55º do mundo e já tem um título, conquistado em Chengdu 2024.
Leia também:
– [VÍDEO] Torcida organizada e “garis do Rio”: João Fonseca conta com grande apoio em Buenos Aires
– João Fonseca agradece torcida brasileira em Buenos Aires e elogia argentinos: “Respeito ao jogo”
– João Fonseca domina ex-top 30 e supera estreia em Buenos Aires
Mais recentemente temos a nossa joia brasileira. Sim, estamos falando de João Fonseca! O carioca, que frequentava o torneio quando era mais novo, foi o convidado da vez e mais uma vez a organização acertou! Depois de ter sido superado na estreia em 2023, João brilhou em 2024 não só passando por Arthur Fils em sua estreia – sua primeira vitória na ATP – com direito a ‘pneu’, mas também passou por Cristian Garin, chileno que também já teve o prazer de levar o título carioca pra casa. Ele acabou caindo nas quartas diante do eventual vice-campeão Mariano Navone.
- Categorias:
- ATP World Tour
- Brasil
- João Fonseca
- Rio Open 2025
- Sem categoria