Prodígio que irritou Marcelo Ríos faz história para a China na Austrália aos 17 anos

Por José Morgado - Janeiro 16, 2023
shangggg

Juncheng Shang, ou Jerry, como ele gosta de ser chamado, viveu esta segunda-feira um dos dias mais importantes da sua ainda muito curta carreira, ao tornar-se no primeiro tenista masculino chinês da história a vencer um encontro no quadro principal do Australian Open, há muito denominado de ‘Grand Slam da Ásia e Pacífico’.

O prodígio de 17 anos, que já está no top 200 (194.º) e que em 2022 chegou a ser orientado por Marcelo Ríos, que acabaria por despedir (e irritar!) através do seu empresário, derrotou na primeira ronda do torneio o alemão Oscar Otte, 74.º ATP, por 6-2, 6-4, 6-7(2) e 7-5, num encontro em que foi mostrando a razão pela qual ser apontado como um dos jogadores a ter em conta na próxima década de ténis masculino.

Marcelo Ríos arrasa pais do prodígio chinês que o despediu: «Nem me iam dizer nada na cara!»

Na segunda ronda, Shang espera pelo vencedor do encontro entre o norte-americano Frances Tiafoe e o alemão Daniel Altmaier.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt