Prodígio de 15 anos vence Australian Open júnior numa final brutal de 3h19

Por Pedro Gonçalo Pinto - Janeiro 28, 2023

Já se sabia que ia ser uma russa de 15 anos a conquistar o título júnior do Australian Open 2023, mas restava saber qual. Ora, a campeã dá pelo nome de Alina Korneeva, que fez a sua estreia em torneios do Grand Slam da melhor maneira possível, fechando a semana de sonho com uma final com contornos épicos diante da compatriota Mirra Andreeva.

Ao cabo de 3h19 de intensa luta com muito espetáculo, Korneeva triunfou com os parciais 6-7(2), 6-4 e 7-5, preparando-se para dar um grande pulo desde o 15.º lugar que ocupa no ranking mundial de juniores nesta altura. A russa já é 553.º do ranking WTA nesta fase da carreira, pelo que gera enorme expectativa face ao que poderá fazer daqui para a frente, especialmente embalada com um título do Grand Slam à primeira oportunidade.

Neste século, Korneeva junta o seu nome a uma galeria de campeãs que conta com nomes como Jelena Jankovic, Victoria Azarenka, Barbora Strycova, Anastasia Pavlyuchenkova, Karolina Pliskova, Taylor Townsend, Marta Kostyuk Clara Tauson. As duas últimas campeãs foram Victoria Jimenez Kasintseva Petra Marcinko.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt